Dos monumentos e estatuária de Benguela destaque se a estátua ao fundador da cidade, Manuel Cerveira Pereira, a qual, fronteira ao Palácio do Governo Distrital, exibe o busto do homenageado, adossado a um volume vertical de perfil triangular.
Obra anterior a 1960, segue a linha dos monumentos celebrativos e historicistas do Estado Novo, erigidos em pedra, com elementos formais de proporções verticalizantes, que o Padrão dos Descobrimentos em Lisboa e os padrões henriquinos espalhados por inúmeras cidades de África celebrizaram.
Exerceu o cargo de Capitão-General na Capitania-Geral do Reino de Angola, por duas vezes, a primeira entre 1603 e 1606, tendo sido antecedido por João Rodrigues Coutinho e sucedido por Manuel Pereira Forjaz, o segundo mandato foi entre 1615 e 1617 tendo sido antecedido por Bento Banha Cardoso e sucedido por Luís Mendes de Vasconcelos.
Curiosidade:
Manuel Cerveira Pereira fundou o Forte de São Filipe de Benguela, em 1617.
Junto à fortificação, firmou-se um núcleo de povoação que, mais tarde, se tornaria a capital do novo domínio português ao sul de Angola, o Reino de Benguela, que foi administrado autonomamente de 1617 até 1869.