Benguela – O parque hoteleiro da província de Benguela, com cerca de oito mil camas disponíveis em 232 unidades, está preparado para receber uma avalanche de turistas durante as festas da cidade das “Acácias Rubras”, este mês.
Este ano, as festas da cidade de Benguela, um dos maiores eventos turísticos do Sul de Angola, acontecem de 02 a 31 de Maio, sob lema “Maio é Benguela/407 anos”, devendo movimentar milhares de turistas, seduzidos pelos inúmeros atractivos culturais.
À semelhança de edições anteriores, a taxa de ocupação nas unidades hoteleiras, entre hotéis, pensões, residenciais, aldeamentos turísticos e aparthotéis, sobretudo nas cidades de Benguela, Catumbela, Baía Farta e Lobito, poderá subir para 80 por cento.
As autoridades estão optimistas com essa procura esperada para animar a economia local, segundo o vice-governador provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas e coordenador das festas da cidade de Benguela, Adilson Gonçalves, que garante capacidade de resposta do sector hoteleiro para atender os turistas nacionais e estrangeiros.
Adilson Gonçalves, que falava no jardim da República, durante a apresentação pública do programa dos 407 anos da cidade de Benguela, que se assinalam a 17 de Maio, enfatizou que, porquanto já deram provas da sua capacidade de resposta nas edições anteriores, este ano, os agentes hoteleiros não vão fugir à regra.
Daí explicar que, no quadro do programa traçado, a comissão das aludidas festas teve a preocupação de trazer, desde o primeiro momento, a Associação de Hotelaria e Turismo de Benguela (AHTUB), para estar melhor preparada e manter um serviço de qualidade.
Recordando que Benguela recebe muitos visitantes aos fins-de-semana, sobretudo nos prolongados, o governante ressalta a boa capacidade de resposta, sendo, a seu ver, raras as queixas dos turistas quanto à prestação de serviços, salvo a insuficiência de camas.
No entanto, o responsável admite que essas queixas concernentes ao número de camas insuficientes até acaba por ser um indicador positivo sobre como Benguela se vem transformando num destino turístico a nível nacional.
Rotas turísticas
O vice-governador informou que a AHTUB está a trabalhar com o Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na redefinição das rotas turísticas de Benguela.
É que, para Adilson Gonçalves, as tradicionais festas da cidade de Benguela têm a particularidade de movimentar não só a província, mas também o país, em geral.
Porém, diz que uma das várias formas de atrair cada vez mais um maior número de turistas é a actualização das rotas turísticas, com a inclusão de novos locais ainda por explorar, principalmente na zona marítima sul de Benguela.
Precisou ainda que esse objectivo levou o presidente da AHTUB, Cláudio Silva, a realizar, nos últimos dez dias, visitas de barco a praias por explorar da zona sul, faltando a norte, no quadro da redefinição de um novo roteiro turístico de Benguela.
É neste contexto que destaca o engajamento do sector hoteleiro no sentido de conseguir atrair cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros interessados em visitar Benguela.
“Há muitos turistas, não só nacionais, mas também internacionais, com muita vontade de visitar Benguela”, sublinhou, afirmando que o desafio é fazer das festas da cidade de Benguela um bom produto turístico e corresponder às expectativas de todos quantos visitarem a localidade neste período.
Já a directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Rosária Chitale, olha para as festas da cidade das Acácias Rubras como a melhor forma de trazer turistas para região.
“É satisfatório porque estamos diante do turismo de eventos: vamos ter shows e desporto”, observou, adiantando ainda que a ideia das festas é incentivar os turistas para que voltem ou visitem Benguela, pela primeira vez.
Atractivos
Até 31 de Maio, benguelenses e visitantes serão brindados com várias actividades, com destaque para espectáculos musicais com artistas angolanos consagrados, como Chelsea Dinorath, Yola Semedo e Matias Damásio, Feira de Gastronomia “Paladares Mil”, pintura e exposição de artes, passeio turístico pela cidade e desfile das marjoretes.
Além disso, estão ainda previstas quintas culturais, stand up comedy, teatro, recital de poesia, provas de Kupapatas e Kaleluia, torneiros de futebol, campeonato internacional de Jiu Jitsu, tiro aos pratos, corrida de atletismo, ciclismo, cavalos e karting.
Também completam o programa a 13ª Feira Internacional de Benguela (FIB), Fórum sobre o Dia Nacional dos Museus, o concurso Miss Benguela e feiras e leilão de gado e “Mercadão”. JH/CRB