Catumbela – A directora do Gabinete da Cultura e Turismo, Rosália Tchitale, confirma que os roteiros turísticos de Benguela abrangem as belezas naturais do interior da província, para promover as potencialidades locais.
Uma alternativa ao turismo de sol e mar nas cidades do litoral, com praias de águas cristalinas, os municípios do interior de Benguela também oferecem actrativos turísticos, como antigos edifícios, fazendas, montanhas e rios, capazes de dinamizar o turismo interno.
Entre os pontos turísticos de maior referência no interior, estão a reserva natural do Búfalo, em Caimbambo, a barragem do Lomaum e a montanha do Lungo, no Cubal, para o turismo religioso, e as águas termais do cota-cota no Balombo.
Segundo a directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, o interior de Benguela não está esquecido, já que possui atractivos que fazem parte da rota turística.
Rosália Tchitale disse que à medida que a província vai recebendo turistas, o sector do turismo vai trabalhando em torno dos roteiros para direcionar os visitantes aos locais turísticos.
“Hoje em dia, quando recebemos turistas, direcionamos para os roteiros de acordo com aquilo que pedem, sem esquecer os municípios do interior”, assevera.
A responsável destaca que, além das praias, a província de Benguela atrai muitos turistas pelos seus monumentos históricos, paisagens naturais, que, se aproveitados, podem tornar-se fonte de captação de receitas.
No entanto, a directora defende que é preciso trabalhar na divulgação dos roteiros já existentes ou por criar, no intuito de fazer da província um destino por excelência para os turistas nacionais e estrangeiros.
Tour Catumbela
No litoral de Benguela, uma das rotas turísticas mais procuradas é a do açude do rio Catumbela, lançada em Julho de 2021, com o nome “Tour Catumbela”,
Trata-se de uma rota turística pedestre que parte da antiga ponte metálica Luís Filipe, com mais de 100 anos de existência, até às comportas do rio Catumbela, num trajecto de cinco quilómetros, com árvores centenárias à vista.
Entre os principais monumentos da antiga vila da Catumbela estão uma antiga fábrica, o edifício Garanganja, o chalé Chiquito, a Capracinha, a primeira prisão colonial, a antiga cerâmica e o reduto de São Pedro, em estado avançado de degradação.
Património histórico
Por outro lado, a mesma fonte dá conta de um projecto em curso para classificar a património histórico-cultural nacional alguns edifícios antigos, como o local onde funciona o Comité Provincial do MPLA e as Igrejas da Sé Catedral e Nossa Senhora da Nazaré. JH/CRB.
https://angop.ao/noticias/turismo/encantos-naturais-do-interior-de-benguela-na-rota-turistica/