O potencial do agroturismo no município do Cubal, ainda pouco explorado, despertou a curiosidade do grupo de aventureiros “Os Resistentes”, que, neste fim-de-semana, visitaram a região em caravana de jipes todo-o-terreno
Uma alternativa para fugir das opções turísticas tradicionais e explorar novas experiências, o agroturismo tem-se destacado como uma modalidade de turismo que combina actividades agrícolas com o turismo em áreas rurais.
Assim, a Fazenda Utalala, que combina beleza natural e uma história que remonta à época colonial, foi o local escolhido para a concentração de três dias da frota de 60 veículos 4x4, tendo o fomento do agroturismo em vista.
Segundo Mário Kacongo, representante da organização, essa actividade juntou, de 28 a 30 de Junho, praticantes do off-road, ou seja, todo-o-terreno, das províncias de Benguela, Luanda, Huambo, Huíla, Cunene e do Bié. A seu ver, os turistas tiveram a oportunidade de vivenciar a vida no campo e conhecer a cultura do município do Cubal. Mário Kacongo fez saber que o programa ainda incluiu eventos desportivos e outros atractivos culturais na Fazenda Utalala, como pesca na lagoa, tiro ao alvo, torneio de sueca e dança.
Também sublinhou como principal objectivo explorar locais pouco conhecidos em todo o país, de maneira a impulsionar o turismo rural e valorizar a cultura, além do convívio entre os participantes. Precisou ainda que o grupo aproveitou para entregar um donativo de bens de primeira necessidade à comunidade necessitada daquela localidade.
Já o proprietário da Fazenda Utalala, Nelito Monteiro, valoriza o encontro dos amantes do off-road oriundos de várias províncias do país, visto que proporcionou momentos de convivência e o contacto com o ambiente natural.