21 de Novembro - Dia Mundial da Pesca - Ambiente e Boas Praticas
O dia Mundial da Pesca foi criado em 1997 pelo Fórum Mundial das Pecas e Pescadores (WFF), em Nova Deli (Índia), para chamar a atenção para a pesca excessiva, destruição dos habitats aquáticos e outras ameaças graves para a sustentabilidade dos nossos recursos marinhos e de água doce.
Esta data também pode ajudar a trazer a consciência da importância de ambientes aquáticos na manutenção da vida dentro e fora da água.
Além disso, procurou-se dar atenção às condições de vida precária dos pescadores.
O pescado constitui uma parte importante da dieta de pessoas em Angola, assim como ao redor do mundo, particularmente daqueles que vivem perto de rios, costas e outros corpos d'água. Um certo número de sociedades e comunidades tradicionais estão a reunir-se em torno da ocupação da pesca.
Um estudo recente das Nações Unidas informou que mais de dois terços de pescado do mundo têm sido objecto de pesca excessiva ou são totalmente recolhidas e mais de um terço estão em um estado de declínio por causa de factores como a perda de habitats de peixes essenciais, além da poluição, e aquecimento global. Esta situação também é evidente em Angola obrigando ao estabelecimento de períodos de veda para propiciar a reprodução das espécies piscícolas, particularmente aquelas de interesse comercial.